Solução 3x3 Básica

3x3x3 Básico

1º Passo
Cruz no amarelo

2º Passo
Permutação da cruz

3º Passo
Camada branca

4º Passo
Camada do meio

5º Passo
Orientação da
cruz amarela

6º Passo
Permutação da
cruz amarela

7º Passo
Permutação das
quinas amarelas

8º Passo
Organização das
quinas




1º Passo: Solução da cruz na face amarela.

O primeiro passo do Método Básico é solucionar uma cruz com as peças brancas ao redor do centro amarelo.

Para realizar este passo não é necessário nenhum tipo de formula. Eu aconselho que você se dedique bastante para que consiga sem muitas dicas solucionar a cruz branca ao redor do centro amarelo. Como você pode ver na imagem a seguir, as únicas peças que importam no momento são as que estão com cor, ou seja, ignore todo o restante do cubo não importando o caso que você encontre. Se dedique apenas para colocar as quatro peças brancas ao redor do centro amarelo, que deve ser o oposto do centro branco.

Seu objetivo para este passo é este:
Cruz branca solucionada no centro amarelo.

Exemplo geral com a cruz branca solucionada ao redor do centro amarelo:


2º Passo: Permutação da cruz branca

Sabemos que as peças que compoem a cruz são meios que consequentemente possuem 2 cores, certo?
Caso você não sabe do que estou falando, faltou ver a página conheça o Cubo Mágico!

No passo anterior a cruz foi solucionada, porém, apenas em relação ao centro amarelo. O objetivo deste passo é finalizar a cruz em relação ao centro branco.

Mantenha o centro branco em sua base (consequentemente o centro amarelo em seu topo) para poder visualizar melhor as posições do cubo.

Este passo requer duas etapas simples:

1º alinhe a segunda cor de qualquer peça da cruz com o centro da mesma cor que está nas laterais do cubo.

2º assim que essa peça estiver alinhada com a cor da lateral, faça um giro duplo na face para que a cor branca da peça, que até agora está no topo do cubo, desça para a base formando então oficialmente uma parte da cruz. 

Repita estes passos para as quatro peças que formam a cruz como no exemplo:

( NOVO VÍDEO EM BREVE - AQUI )

Temos aqui um exemplo da cruz branca solucionada ao redor do centro amarelo, assim como finalizamos no primeiro passo do método básico:

Eu escolhi a peça branco/azul para iniciar; sendo assim vou primeiramente alinhar a peça com a cor da lateral, que é o azul, girando o topo uma vez no sentido horário:

Após alinhar, vou fazer um movimento duplo na face azul para que a peça branca da cruz que está no topo desça e forme a primeira parte da cruz na base branca:

Pronto, uma parte já foi! Agora já posso escolher outra peça para fazer as mesmas estapa.

Neste exemplo eu escolho a peça branco/laranja; neste caso, preciso girar o topo duas vezes para que a cor laranja da minha peça se encontre com o centro laranja que está do outro lado do cubo:

Após alinhar a cor da lateral (laranja) eu já posso descer a cor branca para a base do cubo fazendo um movimento duplo na face laranja. o resultado será o seguinte:

Podemos então escolher qualquer uma das duas peças que sobraram e fazer as mesmas duas etapas.
Neste caso vou continuar com a peça branco/vermelho, alinhando com o centro correspondente:

Após alinhar com o centro da lateral (vermelho) eu posso descer a peça para a base branca:

Por fim, posso finalizar a cruz na base branca descendo a última peça, branco/verde, que por sorte já está alinhada com o centro correspondente (verde):


3º Passo: Finalização da camada branca

Neste passo, vamos finalizar a camada branca. Como a cruz já está completa, as peças que faltam são as quinas. Veja o exemplo deste passo concluido:

Visão da camada branca finalizada:

Visão da base branca:


Essas quinas brancas que vão compor a camada branca podem estar em diversos lugares, porém, em apenas quatro posições diferentes:

1ª posição:
Quina branca na direita.


2ª posição:
Quina branca na esquerda.


3ª posição:
Quina branca no topo.

4ª posição:
Quina na base.

 ou  ou 

Vou demonstrar como seria a solução, em formulas, para as quatro possibilidades já citadas, depois vou dar um exemplo para que você entenda quando e como devem ser aplicada as formulas.

A letra F representa a sua face.


1ª posição: Quina branca na direita.
Formula: R U R' 

2ª posição: Quina branca na esquerda.
Formula: L' U' L

2ª posição: Quina branca no topo.
Formula: R U2 R' U' R U R'

4ª posição: Quina na base.
Aplique a Formula: R U R' para remover a peça do lugar errado;
depois retorne para uma da posições anteriores e finalize.


Para entender como utilizar as formulas, acompanhe o exemplo a seguir:

( NOVO VÍDEO EM BREVE - AQUI ) 

Exemplo: Visão geral do cubo levando em consideração apenas a cruz que já está pronta e as quinas brancas que vamos trabalhar neste passo da solução:

A primeira coisa que vou fazer é procurar por adesivos brancos que estejam na camada do topo, porém, nas laterais do cubo. Por exemplo está quina que está logo na frente: branco/azul/vermelho:

Após encontrar uma quina assim e escolher ela para iniciar esta etapa, eu devo verificar qual é a cor do adesivo que está do lado do branco, que neste caso é a cor vermelho.

Assim que eu identificar esta cor, eu devo girar o topo do cubo até que este adesivo (vermelho) forme um par com o centro correspondente (vermelho). Neste caso ficaria assim:



Perceba que a quina que escolhemos, branco/azul/vermelho, está agora fazendo par com o centro vermelho. Reparando ainda mais, você pode perceber que ela está em cima do lugar que ela deve entrar. Perceba que quando o branco descer, o azul vai fazer par com o centro azul e da mesma forma com o vermelho. Siga o exemplo e confira.
Após alinhar a cor da quina escolhida com o centro correspondente, eu já posso aplicar a formula para que a quina se encaixe na base do cubo.

Formula: L' U' L

Após a aplicação correta da formula, a quina branca vai descer e se juntar com a cruz:

Finalizando a formula na primeira quina; agora eu devo escolher outra quina branca que esteja na última camada do cubo para dar continuidade. Neste caso seria a quina branco/verde/vermelho.

De acordo com a regra, eu devo girar o topo do cubo até que a cor que estiver do lado do adesivo branco forme um par com o centro correspondente. Neste caso, o adesivo vermelho deve formar um par com o centro vermelho. O cubo vai ficar assim:

Após posicionar a peça no lugar correto, eu já posso aplicar a formula para que a quina se encaixe corretamente na base do cubo.

Formula: R U R' 

Após a aplicação correta da formula, a quina branca vai descer e se juntar com a cruz:

Continuando o passo, eu posso escolhendo outra quina que tenha um adesivo branco na lateral. Neste caso, escolho a quina branco/verde/laranja:


Por sorte, esta quina já está alinhada corretamente, pronta para realizarmos a formula. Apenas posicione o cubo corretamente para aplicar os movimentos:

Assim que o cubo estiver alinhado como na figura anterior, podemos aplicar a formula:

Formula: R U R' 

Após a aplicação correta da formula, a quina branca vai descer e se juntar com a cruz:

Agora falta apenas uma quina para finalizarmos a camada branca!
Neste caso, o adesivo branco está no topo e não nas laterais do cubo. Sendo assim vamos utilizar as formulas da 4ª posição de acordo com o tutorial.

Como regra, a primeira coisa que devemos fazer é posicionar esta peça que escolhemos em cima do local que ela vai entrar. Como neste exemplo as cores são branco, laranja e azul, ela deve ficar em cima dos centros laranja e azul, confira:

Após posicionar a peça corretamente, podemos então aplicar a formula correspondente.

Formula: R U2 R' U' R U R'

Após a aplicação correta da formula, a quina branca vai descer e se juntar com a cruz:

Finalizamos então a base branca!


4º Passo: Finalização da camada do meio

Neste passo, vamos finalizar a camada do meio do cubo. Como a camada branca já está completa, as peças que faltam para completar este passo são os meios da segunda camada.

Gire o cubo por completo deixando como o exmplo, onde a camada branca, finalizada no passo anterior, está na base e a cor amarela, no topo.

Exemplo do cubo após finalizarmos este passo. Vamos finalizar permutando os 4 meios para completar a segunda camada do cubo.


Este passo é bem semelhante ao anterior. Vamos procurar uma peça, encontrar o lugar que ele deve entrar com a ajuda dos centros correspondentes, posicionar da forma correta e aplicar a formula.

Neste passo, os únicos meios que não vão fazer parte são os amarelos.
O primeiro lugar que você deve procurar é no topo do cubo; confira o exemplo:

Exemplo de um meio encontrado, porém, ainda não posicionado. Lembre-se que você pode escolher qualquer outro meio!

Exemplo de um meio corretamente posicionado.
Você deve fazer com que a cor do meio forme um par com o centro correspondente:


Assim que encontrar um meio e posicionar ele corretamente, você já pode aplicar a formula.
São apenas duas possibilidades diferentes: 

Neste caso, a quina deve entrar do topo para a esquerda. Posicione e aplique os movimentos.

Formula: U' L' U L U F U' F'

Neste caso, a quina deve entrar do topo para a direita. Posicione e aplique os movimentos.

Formula: U R U' R' U' F' U F


Você pode também se deparar com algo semelhante a próxima figura, onde o meio ja está na segunda camada, porém, no lugar errado ou em posição errada.

Independendo da posição do meio, se ele estiver no lugar errado ou da forma errada, aplique a seguinte formula e depois retorne as etapas anteriores e aplique a formula correta. Lembre-se que este é apenas um exemplo onde vamos tirar o meio do lugar errado.

Formula: U R U' R' U' F' U F


5º Passo: Orientação da cruz amarela

Agora que o cubo já esta com as duas camadas completas, vamos iniciar a solução da última camada.
O primeiro passo para isso, é orientar uma cruz amarela no topo do cubo. É um passo muito simples, onde você deve apenas posicionar seu cubo da mesma forma que as figuras e aplicar a formula.

Este passo tem 3 possibilidades diferentes. Veja qual é a sua e aplique a formula corretamente.

Em qualquer um dos casos a formula é a mesma; a única diferença é a quantidade de vezes que você vai aplicar e a posição que deve deixar o cubo. Veja os exemplos:

Neste caso, deixe seu cubo com a cor amarelo em seu topo com qualquer cor na face.
Aplique a formula e confira a figura ao lado.

Formula: F R U R' U' F'

Neste caso temos 2 meios em forma de L.
Posicione seu cubo como o exemplo, aplique a formula e siga para o próximo caso.

Formula: F R U R' U' F'

Neste caso temos dois meios em forma de I.
Posicione seu cubo como o exemplo, aplique a formula e siga para o próximo caso.

Formula: F R U R' U' F'


Este é o exemplo da cruz completa: